terça-feira, 6 de março de 2012

Da série: "As letras no marketing e na Publicidade" os 4 Ps no Marketing 01



Creio que todos já ouviram falar nos 4 Ps no marketing ou como alguns dizem, (na Publicidade), se não ouviu está vendo agora e quem sabe um dia estude também sobre esse assunto. Todo universitário de comunicação especialmente aqueles habilitados em publicidade tem que ter um olhar especial para esses Ps. Essa postagem é o inicio da série “ As letras no marketing e na Publicidade” e hoje iremos ver algo básico 
sobre : os 4ps no marketing (Produto, preço, promoção, praça (ou ponto de venda). Vamos lá?!


Essa mistura de “ps” é chamado atualmente como MARKETING MIX  ou COMPOSTO DE MARKETING como é conhecido no Brasil. Lembro que umas das aulas que tive na faculdade, um professor nos apresentou esse tal Marketing MIX, a princípio fiquei meio confuso uma coisa normal já que era novo para mim. Mais logo que comecei a ver como funcionava fiquei admirado. Antes de entrarmos na parte teoria não posso deixar de mencionar um dos grandes nomes e maior autoridade em marketing atualmente, o Philip Kotler que define Marketing Mix como “o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo”.


Pois bem, vamos a parte “teórica” no que se diz a respeito dos Ps, serei bem breve e direto. Lembre-se que somos eternos aprendizes e pesquisadores, por isso ao ler essa postagem pesquise mais sobre esse assunto, aqui é apenas o “ponta pé” para seus estudos e/ou curiosidades.




PRODUTO

Atividades relacionadas ao primeiro P são: Diferentes tipos de design, características, serviços, diferencias com a concorrência, embalagem, qualidade, especificações, tamanho, marca, politica de garantia, devoluções, serviços, variedade de produtos entre outros.

PREÇO

Atividades relacionadas ao segundo P são: Crediário, descontos, financiamentos, preço, prazo médio, condições de pagamento, numero de prestações, concessões entre outros.

PROMOÇÃO

Atividades relacionadas ao terceiro P são: Trade Marketing, promoções, publicidade, propaganda, relações públicas entre outros.

PRAÇA (Ponto de Venda)

Atividades relacionadas ao quarto P são: Lojas, distribuição, canais de distribuição, locais, logística, estoque, cobertura, transporte, sortimento  entre outros.

“Portanto , desenvolver um produto ou serviço vai muito além da fase da concepção e de elaboração: trata-se de definir a forma com que a organização irá comercializá-la”.
Luiz Cláudio Zenone

Ficou na dúvida em algumas palavras mencionadas nessa postagem? Então entre em nosso dicionário Clicando Aqui e pesquise a palavra desejada lá.


Gostou dessa postagem? Então comente, divulgue, pergunte. Esse blog também é um local para debates. Até a próxima.


Ricardo Papel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...